- Gráfico do par cambial EUR/USD com o indicador Bollinger Bands.:
(1) a banda central, correspondente, geralmente, à MMS de n períodos,
(2) a banda superior, criada pela soma da MMS de n períodos com o desvio-padrão, e
(3) a banda inferior, obtida através da diferença entre a MMS de n períodos e o desvio-padrão. Quando as bandas estão muito afastadas significa que existe uma elevada volatilidade das cotações e, inversamente, a volatilidade é reduzida quando as bandas estão mais próximas, isto é, o intervalo entre as bandas é determinado pela volatilidade.
Este indicador fornece três tipos de sinais, a saber:
• preço alvo – um movimento inicia-se numa banda e deverá alcançar a outra banda;
• quebra das bandas – indica que a tendência deverá manter-se inalterada. No entanto, a cotação deverá regressar para dentro das bandas através de uma correcção da cotação, pela perda de força do movimento ou por ajustamento da própria banda;
• estreitamento – indica uma fase de consolidação da cotação. Nesta fase, o mercado já descontou a informação, não sendo possível determinar quando nem qual será direcção do movimento futuro da cotação.
O Bollinger Bands serve11 para validar sinais de outros indicadores, como por exemplo os sinais obtidos através do RSI. Quando a cotação cruza ou toca na banda superior no sentido ascendente e o RSI está da zona de overbought sugere um ponto para venda. Inversamente, quando a cotação cruza ou toca na banda inferior e o RSI esta na zona oversold sugere um ponto de compra. No caso de existir divergência entre os dois indicadores poderá significar uma continuidade de tendência.