market order – é uma ordem de compra ou de venda à cotação actual, isto é, a
ordem é executada instantaneamente.
limit orders – consiste numa ordem de entrada no mercado (de compra ou de venda) a níveis pré-definidos. No caso de existir uma posição aberta, a associação de uma limit order a esta posição vai limitar o lucro aos níveis pré-definidos se a cotação atingir esse nível. A limit order de entrada no mercado relacionada com uma compra é colocada abaixo da cotação actual e com uma venda é colocada numa cotação acima da cotação actual. Esta ordem tem duas variáveis – a duração e a cotação – que são definidas pelo investidor.
Quanto à duração, a ordem pode ser:
good till cancelled (GTC) – é uma ordem que permanece activa no mercado até ser cancelada pelo investidor ou até a cotação atingir o valor determinado pelo investidor.
good for the day (GFD) – é uma ordem que permanece activa no mercado até ao final do dia de negociação.
stop orders – é uma ordem contrária à limit orders, que consiste numa ordem de entrada no mercado (de compra ou de venda) para uma determinada cotação expectável, cuja execução vai limitar as perdas relacionadas com a posição aberta. A stop order de entrada no mercado relacionada com uma compra é colocada acima da cotação actual e com a venda é colocada numa cotação abaixo da cotação actual,sendo executadas quando a cotação atinja os níveis pré-definidos.
one cancels other (OCO) – consiste na emissão de duas ordens para o mercado, em que quando uma das ordens é executada a outra é anulada automaticamente. Por exemplo, um investidor tem uma posição em aberto e associa a essa um stop order e um limit order, a primeira ordem a ser executada fecha a posição e cancela a outra ordem (prejuízo aceite se atingir a stop order e lucro aceite se atingir a limit order).
- Exemplo de uma OCO:
if then (I/D) – consiste na emissão de duas ordens, e uma delas fica dependente da execução da outra, isto é, a ordem primária é executada quando as condições de mercado permitirem e a ordem secundária ficará activa quando a primeira ordem for executada.
- Exemplo de uma if then:
if then / OCO – consiste na emissão de três ordens, em que duas delas ficam inactivas até ser executada a primária e com a execução desta ordem activam-se as outras duas ordens. Quando uma destas duas ordens for executada, é anulada a outra ordem automaticamente.
- Exemplo de uma if then / OCO: